Karatê Shito - Ryu
Karatê Shito - Ryu Por Arno Éder Pöpper (Mestre Pepe)
História do Karatê Shito Ryu
Shito escrito em kanji (abaixo)
Shi to
Kenwa Mabuni (1889-1952)
O Fundador (Ryuso) do karate-do Shito-ryu, Kenwa Mabuni nasceu em 14 de Novembro de 1889 em Shuri, Okinawa.
Pertencia a 17ª geração de uns dos mais corajosos guerreiros do reino de Ryukyu - Kenio Oshiro.
Kenwa Mabuni era uma criança fraca fisicamente; no entanto, a sua família contava-lhe muitas vezes histórias acerca dos seus antepassados famosos e ele sonhava em se tornar fisicamente forte.
Aos 13 anos, Kenwa foi aceito como estudante na escola do famoso mestre de karate-do Anko Itosu, que vivia em Shuri. Kenwa Mabuni treinava todos os dias, mesmo durante tufões, e no espaço de sete anos aprendeu a arte do Shuri-karate ou Shuri-te.
Mabuni, Foi um dos melhores alunos do mestre Itosu. Também foi aluno do mestres Higashionna e Miyagui do Naha-te.
Kenwa Mabuni mudou-se para o Japão para ensinar Karate-do do estilo que primeiramente chamou Itosu-Kay até que em 1937 (algumas fontes citam 1936 ) criou o estilo Shito-Ryu , que combina aspectos do Shuri-te e do Naha-te.
Após a sua morte, seu filho Kenei herdou o Shito-Ryu e seu aluno Ryusho Sakagami continuou o Itosu-Kai Shito-Ryu.
Mabuni(de pé), Sensei Anko Itosu(canto esquerdo da foto)
ao lado de Gishin Funakoshi(centro) - Ano: 1918
O Shito-ryu Karate-Do, criado por Kenwa Mabuni, combina as características do karate Shuri do Mestre Itosu e do karate Naha do Mestre Higaonna. O nome Shito-ryu é formado a partir dos primeiros heroglifos do nome destes Mestres ("Ito"- antigo heróglifo chinês "Shi", "Higa" - antigo heróglifo chinês To).
Enquanto ensinava os seus estudantes e explicava as diferenças básicas entre as escolas de Itosu e Higaonna, Kenwa Mabuni prestava a maior atenção aos Katas. Ele acreditava que os Katas, que combinavam técnicas de ataque e de defesa, eram a parte mais importante do Karate-Do, e que era necessário entender o significado de cada movimento do Kata e executá-lo corretamente.
Kenwa Mabuni foi o primeiro a introduzir o conceito do Bunkai Kumite e do Hokei Kumite, que demonstram o propósito e mostram o uso correto de cada Kata. O resultado final do treino apropriado do Kata e Kumite é a possibilidade de aplicar as técnicas de Karate-Do no Kumite livre.
A prática dos Katas também ajuda a transmitir os conhecimentos codificados no Kata para a geração seguinte. O Shito-ryu Karate-Do, ao contrário de outros estilos de Karate-Do, têm muitos mais Katas.
De acordo com Kenwa Mabuni o estudante, ignorando Kata e praticando apenas Kumite, nunca irá progredir no Karate-Do e nunca irá entender o seu significado.
Emblema do
Shito ryu
karate-do
Mestre Mabuni e
Mestre Konishi ( 1928 )
Características do Shito-ryu Karate-dô
Tecnicamente o Karate da maioria das facções de Shito-ryu parece muito o mesmo. Sem surpresas há algumas diferenças menores nos Katas entre os vários grupos, na maior parte devido às tendências dos seus fundadores.
De qualquer maneira, o Shito-ryu parece-se muito com o Shorin-ryu na aplicação. É um estilo longo e linear, sendo mesmo os seus kata do tipo Goju-ryu (aqueles derivados de Higaona) executados de uma forma mais leve, angular e com mais alcance do que nas escolas derivadas unicamente do Naha-te.
O Shito-ryu é muito parecido com Shotokan no seu recurso ao soco invertido e ao pontapé frontal. O estilo também coloca uma forte ênfase no combate corpo a corpo. Desta forma, o Shito-ryu intensifica a velocidade, e a luta é geralmente iniciada de uma posição mais elevada e ereta do que o Shotokan. Por outro lado, porque o estilo tem muitos katas, é gasto algum tempo a aperfeiçoar as suas mais de 100 formas em seus estilos.
Shito-ryu nunca renegou as suas raízes de Okinawa em relação ao Kobujutsu (artes das armas). Enquanto Mabuni foi treinado por peritos de armas tais como Arakaki, muitos dos professores atuais de shito-ryu aprenderam a maioria do kobujutsu com Shinken Taira, que foi quem popularizou o Kobujutsu durante uma época em que o interesse nesta arte peculiar de Okinawa estava em baixa. Parece que as escolas de Shito-ryu estiveram mais receptivas à arte de Taira.
Tanto o mais velho e o mais novo Sakagami, Demura, Hayashi, Kuniba e Kenei Mabuni treinaram com Taira num ou outro momento.
Textos baseados nos escritos de Sensei Kenwa Mabuni.
Mandamentos ( Dojo kun )
Hitotsu- Jinkaku kansei ni tsuto nuru koto
Um- Procure a perfeição do caráter.
Hitotsu- Makoto no michi o mamoru koto
Um- Seja fiel
Hitotsu- Do ryoku no seishin o yashinau koto
Um- Busque a máxima perfeição
Hitotsu- Rei gi o omonzuru koto
Um- Respeite os outros
Hitotsu- Kekki no you o imashi muru koto
Um- Controle os comportamentos violentos
Go Do Shin
Os cinco principios de vida do Shito-Ryu
Hitotsu- Ishi. Shoshin wasureru nakare.
Um- Determinação. Nunca esquecer o espirito do primeiro começo.
Hitotsu- Do toku. Reigi otokaru nakare.
Um- Moral. Nunca esquecer a cortesia e a etiqueta.
Hitotsu- Htten. Doryoku okataru nakare.
Um- Desenvolvimento. Nunca esquecer o esforço.
Hitotsu- Jo shiki. Jo shiki kakeru nakare.
Um- Senso comum. Nunca perder o senso comum.
Hitotsu- Heiwa. Wa midasu nakare.
Um- Paz. Nunca alterar a harmonia
Go shu go gaku
Os cinco princípios da aprendizagem
Hitotsu- Kokoro gamae no koto
Um- Atitude/estado de reação
Hitotsu- Ashibumi no koto
Um- Postura
Hitotsu- Maii no koto
Um- Distância
Hitotsu- Tenshin no koto
Um-Mudanças de Posição
Um- Hitotso- Henka no koto
Alteração do ângulo do corpo
As três fraquezas ou doenças das artes marciais
Heijutsu no Sanbyo
Hitotsu- Giro
Um- Dúvida ou cepticismo
Hitotsu- Ketai
Um- Negligência
Hitotsu- Manshin
Um- Egoismo
Shuren no Kokoro e Shin
O treino da mente e do espírito
Hitotsu- Kihon o wasureru na
Um- Lembrar as bases
Hitotsu- Shisei o tadashiku seyo
Um- Corrigir a postura e a atitude
Hitotsu- Dosa wa jinsoku ni seyo
Um- Agir rapidamente
Hitotsu- Chikara o saidai ni hakki seyo
Um- Maximizar o poder
Hitotsu- Manshin suru na jishin o mote
Um- Mostrar auto-confiança
Hitotsu- Renma o tayasuna
Um- Manter-se sempre em treino
Hitotsu- Jibun de kufu seyo
Um- Depender de si próprio
KENWA MABUNI .
Termos utilizados nos Dojôs Shito-ryu
A. Armas das mãos e pés:
Seiken - zona dos nós dos dedos;
Dai Ken To - nós grandes da mão;
Sho Ken To - segundos nós da mão;
Kentsui - martelo da mão;
Uraken - parte dorsal (de cima) dos nós dos dedos;
Nukite - ponta dos dedos da mão;
Shuto - faca da mão;
Shotei - base da palma da mão;
Hira Basami - zona lateral do dedo indicador;
Yubi Basami - indicador e polegar em forma de tesoura;
Kote - costas da mão/antebraço;
Koken - pulso;
Hiji - cotovelo;
Hiza - joelho;
Soko (Haisoku) - peito do pé;
Josokutei (Koshi) - bola do pé: primeira parte da sola do pé logo atrás dos dedos;
Kakato (Kasokute) - calcanhar;
Sokuto - faca do pé;
B. Posições – Tachi Kata:
Heisoku Dachi - posição de pés unidos;
Musubi Dachi - posição de calcanhares unidos com os pés a 30º;
Heiko Dachi - posição de pés paralelos;
Uchi Hachiji Dachi - posição de pés para dentro formando o número 8 em japonês;
Soto Hachiji Dachi - posição de pés para fora;
Shiko Dachi - posição de 4 direções, posição de Sumo;
Zenkutsu Dachi - posição frontal longa com a perna da frente inclinada;
Kokutsu Dachi - posição à retaguarda com a perna de trás inclinada;
Shita Kokutsu Dachi - posição de kokutsu baixo;
Neko Ashi Dachi - posição de gato com o peso na perna de trás;
Renoji Dashi - posição em L;
Kosa Dachi - posição de pernas cruzadas;
Moto Dachi - posição básica com o comprimento da perna do joelho para baixo;
Sanchin Dachi - posição de 3 batalhas, posição de ampulheta;
Sagi Ashi Dachi - posição de cegonha, apenas apoiada numa perna;
Naifanchi Dachi - posição de cavaleiro;
Te Dachi - posição em que os pés formam a letra T.
C. Técnicas de punhos diretas – Te wasa:
Seiken Tsuki - soco com o punho na posição horizontal;
Tateken Tsuki - soco com o punho na posição vertical;
Ura Tsuki - soco curto coma mão virada para cima;
Hiraken Tsuki - soco com as quatro articulações falange - falanginha;
Morote Tsuki - soco com os dois braços em simultâneo a níveis diferentes;
Age Tsuki - soco ascendente;
Furi Tsuki - soco circular à têmpora;
Hitosashi Ippon Ken - ataque com a 1ª articulação falangica do dedo indicador;
Nakadaka Ippon Ken - ataque com a 1ª articulação falangica do dedo médio;
Kagi Tsuki - soco lateral em forma de gancho.
Hiraken Tsuki - ataque com os quatro nós dos dedos (murro leopardo);
D. Ataques de punho não diretos (circulares) – Uchi wasa:
Kentsui Uchi - ataque com o martelo da mão;
Uraken Uchi - ataque com as costas do punho;
E. Ataques de mão aberta:
Diretos:
Shotei Uchi - ataque com a base da mão;
Nukite - ataque com a ponta dos dedos da mão;
Haito Uchi - ataque com a zona oposta à faca da mão (gume);
Seiryuto - ataque com a base da espada da mão.
Indiretos:
Shuto Uchi - ataque com a faca da mão;
Koken Uchi - ataque com a articulação do pulso;
Hira Basami - ataque com a zona lateral do dedo indicador;
F. Ataques com o cotovelo:
Hijiate - ataque com o cotovelo.
G. Técnicas de pernas:
Sokuto Geri - pontapé com o cutelo do pé;
Maegeri - pontapé frontal com a parte Koshi do pé;
Mawashi Geri - pontapé circular de fora para dentro;
Gyaku Mawashi Geri - pontapé circular de fora para dentro;
Ura Mawashi Geri - pontapé circular reverso de fora para dentro;
Ushiro Geri - pontapé para trás;
Ushiro Mawashi Geri - pontapé circular com rotação de 360º;
Mikazuki Geri - pontapé circular com a sola do pé;
Gyaku Mikazuki Geri - pontapé contrário ao anterior;
Kakato Geri - pontapé com o calcanhar;
Fumikomi - pontapé de cima para baixo com a planta do pé para esmagamento;
Kansetsu Geri - pontapé com a sola do pé nas articulações;
Hiza Geri - joelhada.
H. Técnicas de defesa:
Jodan:
Age Uke - defesa ascendente de punho fechado com o exterior do antebraço;
Uchiotoshi - defesa circular com o antebraço de dentro para fora;
Yoko Uchi - defesa com o interior do antebraço;
Koken Uke - defesa ascendente com o pulso;
Kosa Uke - defesa com o braços cruzados;
Soto Wa Uke - defesa ascendente com os dois braços desenhando um círculo (mão fechada);
Kuri Uke - defesa de dentro para fora, circular, com a faca da mão e torção do pulso;
Nagashi Uke - defesa em varrimento para o interior com a palma da mão;
Yoko Barai - defesa circular horizontal com o antebraço;
Kara Uke - defesa/ataque em antecipação executando um murro abaixo do braço do atacante;
Kote Uke - defesa com as costas da mão;
Sashite - defesa efetuada esticando o braço;
Chudan:
Yoko Uke - defesa com o exterior do antebraço;
Harai Uke - defesa circular descendente;
Shuto Uke - defesa com a faca da mão;
Yoko Uchi - defesa com o interior do antebraço;
Kake-te - defesa em gancho com a palma da mão;
Kote Uke - defesa com as costas da mão;
Ura Uke - defesa invertida (pequeno circulo com o pulso) ficando a palma da mão para cima;
Mawashi Uke - defesa circular interior ou exterior;
Yoko Barai - defesa circular horizontal com o antebraço;
Sukui Uke - defesa circular ascendente com a mão aberta;
Osae Uke - defesa descendente em deslizamento pelo braço do adversário;
Shotei Uke - defesa (parada) com a palma da mão;
Ninoude Uke - defesa circular com o cotovelo para o interior;
Hiji Uke - defesa com o cotovelo;
Kensasae Uke - defesa com as duas mãos para o exterior mantendo a palma da mão a nível do punho;
Hijisasae Uke - defesa com as duas mãos para o exterior mantendo o punho fechado a nível do cotovelo;
Kosa Uke - defesa com o braços cruzados;
Wa Uke - defesa descendente com os dois braços desenhando um circulo (mão aberta);
Heiko Uke - defesa em esquiva com a faca da mão dos dois braços;
Kaki Wake - defesa com os dois braços para o exterior;
Gasshô Uke - defesa com o braço mantendo as palmas das mãos unidas;
Oura Uke - defesa invertida com o braço esticado;
Tsuki Uke - defesa com o braço que ataca em simultâneo Tsuki;
Gedan:
Gedan Barai (Harai Uke) - defesa circular da parte baixa;
Shuto Barai - defesa circular da parte baixa com a mão aberta;
Sukui Uke - defesa ascendente com a mão aberta;
Wa Uke - defesa descendente com os dois braços desenhando um círculo (mão fechada);
Kosa Uke - defesa com o braços cruzados;
Sukuidome - defesa circular com prisão da perna;
Furisute - defesa circular para o interior e lançamento;
Hizagaeshi - defesa com esquiva levantando da perna da frente;
Ashi Ura Uke - defesa com o pé;
Sasu Mata - defesa efectuada com os dois braços juntando os pulsos e mãos abertas;
Conceitos especiais de treino do Shito Ryu Karate Do:
A. Tenshin Happo:
A habilidade fundamental para aplicar técnicas ofensivas e defensivas em 8 diferentes direções:
B. Hijiate Goho:
Exercício de ataques de cotovelo em 5 direções.
C. Uke Go Gensoku:
5 princípios das defesas:
Rakka (“a flor caída”) - defesa vigorosa com a máxima força aplicada repentinamente e com torção do corpo de modo a parar o ataque do adversário e diminuir a sua confiança;
Ryusui (“o fluir da água”) - conceito de defender suavemente ou absorver o ataque com um movimento fluído;
Teni (“Taisabaki”) - desvio do corpo para fora da linha de ataque;
Kushin - imediata mudança de posição com abaixamento do centro de gravidade;
Hangeki (contra-ataque ou “Go No Sen”) - gerar um potente ataque que funciona também como defesa;
D. Kumite:
Aplicação de técnicas com o adversário:
Kihon Kumite (Kumite básico):
Ippon - um ataque num passo;
Nihon - dois ataques predefinidos num passo;
Sanbon - três ataques predefinidos num passo;
Hukushiki - ataques em andamento;
Kata Kumite - prática das aplicações do kata;
Oyo Kumite (Kumite de aplicação):
Hokei - 4 atacantes;
Mawari - circulo de atacantes;
Jiyu Ippon - estilo livre num passo;
Jiyu - estilo livre.
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